Confira o que Fernando Haddad disse sobre educação no Roda Viva
No programa, o pré-candidato ao governo de São Paulo detalhou propostas
07/06/2022 15h47
O Roda-Viva desta segunda-feira (6) recebeu Fernando Haddad, pré-candidato ao governo do estado de Sâo Paulo. Veja abaixo os momentos em que o petista expôs suas propostas sobre educação.
Propostas para o ensino de São Paulo:
“Governador tem que ter mais compromisso com os prefeitos. Vou lançar um plano estadual de alfabetização para atender os prefeitos no pós-pandemia. Muitos não estão conscientes do nível de dificuldade e obstáculos que terão que superar. Fiz isso quando estava em Brasília e fui o ministro com os melhores índices de alfabetização da história”, explica.
“Ampliar o ensino médio em tempo integral. O que eu vejo de mais adequado é o investimento em Institutos Federais e no Centro Paula Souza. Nós temos que oferecer um ensino médio com caráter terminativo, que tenha condições de exercer sua profissão e seu direito de cidadão.
Evasão escolar: “Estamos perdendo os alunos, vou criar um plano estadual de assistência estudantil.
O candidato ainda disse o que pretende manter da política do atual governo, se for eleito.
“Eu pretendo constitucionalizar a autonomia financeira das universidades estaduais de São Paulo [USP, Unesp e Unicamp], para que os governadores possam respeitar a autonomia universitária.
“Nós temos que pensar o Centro Paula Souza de uma forma que desse mais robustez e mais garantia para que o programa possa se expandir. Eu sei o efeito que tem o ensino médio técnico na vida do jovem. O centro é uma referência e pode ser uma referência para um novo ensino médio”.
Haddad ainda contou o plano para o crescimento da carreira de professor: “Não tem saída sem a valorização do professor. O Bolsonaro tirou o programa institucional de bolsas de iniciação à docência. Vou dar condições ao jovem que quer ser professor de começar a ganhar a partir do seu primeiro de licenciatura".
Haddad é o 1º pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições 2022 a participar do Roda Viva; veja como foi:
REDES SOCIAIS