Cientistas fazem mapa detalhado do fundo do mar da Antártida
O conhecimento da forma do fundo do oceano é essencial para a navegação segura, conservação marinha e compreensão do clima geológico da região
08/06/2022 13h56
Cientistas criaram o mapa mais preciso já feito das montanhas, cânions e planícies que compõem o fundo do oceano ao redor da região da Antártida.
Leia mais: Cantareira Norte Shopping promove feira de adoção pet “Encontre seu verdadeiro amor”
Cobrindo uma região de 48 milhões de quilômetros quadrados, este gráfico detalha pela primeira vez um novo ponto mais profundo, uma depressão situada a 7.432 metros de profundidade chamada de Factorian Deep.
O conhecimento da forma do fundo do oceano é essencial para navegação segura, conservação marinha e compreensão do clima e da história geológica da região.
O projeto Carta Batimétrica Internacional do Oceano Antártico levou cinco anos para criar a primeira tentativa de um mapa abrangente, publicado no ano de 2013.
Estes e outros projetos semelhantes em todo o mundo estão gradualmente preenchendo as lacunas do nosso escasso conhecimento sobre o fundo dos oceanos do mundo.
O novo mapa cobre a área do fundo do Oceano Antártico até 50 graus ao sul. Se você dividir os 48 milhões de quilômetros quadrados em quadrados de grades de 500m, 23% dessas células passaram por pelo menos uma medição de profundidade moderna. Isso é uma grande melhoria em relação a nove anos atrás.
Leia também: Prefeitura de MT anuncia show de Patati Patatá mas "palhaços genéricos" se apresentam
REDES SOCIAIS