O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil nesta quarta-feira (8). Um homem de 41 anos, que viajou à Espanha, foi diagnosticado com a doença na capital de São Paulo. Ele está em isolamento e sendo observado no Hospital Emílio Ribas.
Além deste caso, a prefeitura segue monitorando o estado de saúde de uma mulher de 26 anos, que também está hospitalizada.
“No momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença”, disse a prefeitura sobre o caso da mulher.
O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira (6) que sete casos estão sendo monitorados em todo o país.
Leia também: Que riscos a varíola dos macacos traz ao Brasil? “A gente sabe muito pouco", diz infectologista
Os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia.
De acordo com a pasta, todos os pacientes com suspeitas "seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".
Os sintomas da doença costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
REDES SOCIAIS