Efeito Inflação: Bolsonaro pede que supermercados cortem margem de lucro
Presidente fez apelo em evento com empresários do setor
09/06/2022 16h03
O presidente Jair Bolsonaro (PL) faz pedido em live, nesta quinta-feira (9), para que empresários do ramo de alimentos diminuam a margem de lucro na produção e na venda de produtos da cesta básica. Essa, segundo ele, seria uma forma de ajudar a combater os altos índices de inflação no país.
Leia também: Cliente denunciado por racismo diz que enviou áudio por "engano"
O efeito da inflação foi inflamado e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o IPCA com alta de 1,06% no mês de abril.
Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participaram por videoconferência de um fórum promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O presidente está nos Estados Unidos, onde participa da Cúpula das Américas.
Leia também: Joelma é diagnosticada com esofagite, gastrite e edema após pegar Covid-19
O presidente ainda diz que a guerra entre Rússia e Ucrânia "terá o seu ponto final brevemente" e que "pelo o que tudo indica, [a pandemia] já teve praticamente o seu ponto final".
Relembro o caso
Em 2020, Bolsonaro apela aos donos de supermercado para pedir a redução dos lucros na tentativa de conter a inflação. Quando o Brasil também vivia a escalada de preços de itens básicos como arroz e óleo de soja, o presidente pediu "patriotismo" dos empresários.
Naquele momento, o primeiro ano da pandemia de Covid-19 fez aumentar a procura nos supermercados pelos alimentos básicos, porque os consumidores deixaram de fazer refeições em bares e restaurantes.
REDES SOCIAIS