Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura




O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (13) o ex-presidente da Funai, indigenista e ativista social Sydney Possuelo.

Diante do desaparecimento do jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, a jornalista Daniela Chiaretti pede para o ex-presidente da FUNAI explicar os perigos que a região do Vale do Javari oferece para a população local e quem lá trabalha.

Possuelo explica que a região fica no coração da região Amazônica e, apesar das invasões, é uma área de grande preservação.

“É uma região com muitas riquezas naturais, e elas servem para auxiliar os povos indígenas. A nação brasileira separou aquela terra para que os povos possam viver com dignidade e tranquilidade”, explica o indigenista.

Leia também: Senado cria comissão para apurar desaparecimento de jornalista e indigenista

Mas, ele revela que as invasões e a exploração ficaram maiores justamente no momento da demarcação das terras.

“Foi neste momento que a população que vive no Vale começou sentir falta das coisas. O tracajá já não aparecia mais, o jacaré tinha desaparecido, os peixes, que dá demais naqueles lagos, não existia tanto. Tudo isso estava sendo levado pela sociedade que vive em volta no Vale, que está em Atalaia do Norte, Tabatinga, Benjamin Constam. Pessoal usa o Vale do Javari como se fosse o quintal da casa deles”, lamenta.

O ativista ainda destaca que populações de outros países também se apropriam das riquezas da região e ataques de piratas. Com a falta de fiscalização e a punição a esses agressores, quem mais sofre, segundo ele, é a população indígena.

Assista ao programa na íntegra:

Participam da bancada de entrevistadores Bruno Torturra, editor-chefe do Greg News, o jornalista, ex-correspondente e escritor Andrew Downie, Eliane Trindade, editora da Folha Social+, do jornal Folha de S.Paulo, a jornalista do Valor Econômico Daniela Chiaretti, e Giovana Girardi, jornalista de ciência e meio ambiente e apresentadora do podcast Tempo Quente.

O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.