Notícias

Prefeitura informa que motoristas e cobradores de SP entram em acordo e greve é encerrada

Empresários aceitaram proposta de aumento salarial de 12,47% retroativo desde maio; greve afetou 713 linhas e 6,5 mil ônibus


14/06/2022 16h47

O prefeito paulista Ricardo Nunes (MDB) anunciou que o sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus entrou em acordo com empresários. Dessa maneira, a greve está considerada encerrada.

Após as negociações, a prefeitura liberou a verba para o subsídio e os empresários aceitaram a reivindicação da categoria para que o aumento retroativo de 12,47% comece em maio, não em outubro.

Oficialmente, a paralisação de linhas de ônibus municipais foi encerrada às 15h20. Assim, as empresas Express, que atende a população da Zona Leste, Via Sudeste, que circula nas zonas Sul e Leste, e a Gatusa, na Zona Sul, já voltaram com a circulação.

A categoria ainda reivindicava o mesmo reajuste no vale-refeição e também na participação nos lucros. Segundo a SPurbanuss, o impacto do aumento de 12,47% será de R$ 45 milhões por mês. Eles também queriam o fim do desconto no vale-refeição quando os trabalhadores entregam atestado médico e melhorias no plano de saúde.

Leia também: Privatização da Eletrobras: "A empresa é como um filho que saiu de casa”, diz Guedes

A greve afetou 713 linhas e 6,5 mil ônibus, que transportariam 1,5 milhão de passageiros no pico da manhã.

Determinação não seguida

A SPTrans afirma que as empresas não seguiram uma determinação sobre a quantidade da frota em circulação. A Justiça do Trabalho garantiu à Prefeitura de São Paulo que 80% opere nos horários de pico, entre 6h às 9h e das 16h às 19h.

A prefeitura diz que irá cobrar autuação de multa. O descumprimento da determinação pode gerar multa diária de R$ 50 mil. A SPTrans informa ainda que 15 empresas de ônibus estão com as operações paralisadas e 12 com o funcionamento normal.

A Prefeitura de São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), liberou nesta terça-feira o rodízio de veículos.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Floresta em pé é muito mais importante para o mundo do que ela derrubada", diz ex-presidente da Funai

Privatização da Eletrobras: "A empresa é como um filho que saiu de casa”, diz Guedes

Kobra assina mural “Metamorfoses” no Dia Mundial do Doador de Sangue, em São Paulo

PGR pede extinção da pena de Daniel Silveira e revogação do uso da tornozeleira

Caso Gabriel Monteiro: ICCE confirma que carro de ex-assessor que morreu não foi sabotado