Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva entrevista, nesta segunda-feira (4), o candidato à reeleição ao governo do Estado de São Paulo pelo PSDB, Rodrigo Garcia. Ele é o quarto convidado da série de entrevistas do programa da TV Cultura com candidatos ao Palácio dos Bandeirantes.

O atual governador exerceu diversos cargos nos poderes legislativo e executivo. Foi deputado federal pelo Democratas duas vezes, entre 2011 e 2018, e líder da bancada do partido na Câmara.

No governo paulista foi vice-governador, secretário de Governo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, secretário de Desenvolvimento Social, secretário da Habitação, além de secretário de Gestão e secretário de Desburocratização da Prefeitura de São Paulo. Em maio de 2021, após 27 anos no Democratas, filiou-se ao PSDB.

No Roda Viva, Garcia comenta sobre a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na disputa à presidência da República.

Segundo a nova pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022 do Instituto Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o cenário com 47% e o presidente Jair Bolsonaro aparece com 28%.

Garcia é questionado sobre qual dos dois candidatos apoiará durante a corrida eleitoral e sobre a falta de posicionamento sobre falas polêmicas dos dois candidatos ao Executivo.

“Eu sou a favor da democracia. Enquanto governador de São Paulo, eu vou disputar minha sétima eleição, portanto a democracia é um bem muito caro aos paulistas. Eu tenho minhas críticas em relação às questões atuais em relação ao presidente da República, tenho minhas críticas em relação a história do Lula, os dois cometem erros que eu não concordo. Questionado eu sempre dou a minha opinião”, comenta.

“Mas a opinião não pode se confundir com briga. Eu sempre fui um conciliador, eu dialogo sim com a direita e a com a esquerda. Eu olho para frente”, responde.

O jornalista Pedro Venceslau, repórter de Política do Estadão, pergunta ainda sobre a posição do PSDB no pleito eleitoral.

Assista o trecho:

“Eu vou apoiar a candidatura que o meu partido decidir, ao que tudo indicada Simone Tebet. Eu represento a terceira via em São Paulo. Não tem sentido me aliar a polinização. Eu sou contra a polarização. Ela não contribuiu para o país. A briga gera muito problema real para o país. Se o eleitor escolher isso no dia 2 de outubro, e referendar no segundo turno, nós teremos um presidente escolhido desta polarização. Mas eu não me entrego antes da hora”, acrescenta.

A Executiva Nacional do PSDB anunciou no última dia 9 o apoio à candidatura presidencial de Simone Tebet (MDB). A informação foi divulgada pelo presidente da sigla, Bruno Araújo, em coletiva de imprensa.

Participam da bancada de entrevistadores Pedro Venceslau, repórter de Política do Estadão, Débora Freitas, apresentadora da Rádio CBN, o editor de Política da Folha de S. Paulo, Eduardo Scolese, Iuri Pitta, analista de Política na CNN Brasil e a colunista do Valor Econômico e a colunista do portal UOL Juliana Dal Piva.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista ao programa completo: