A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (5) que o mundo ultrapassou a marca de 5 mil casos de varíola dos macacos. Ao todo, são 5.322 registrados em todos os continentes. Até agora, foi registrada apenas uma morte provocada pela doença, de acordo com a porta-voz da organização.
“A OMS continua pedindo aos países que prestem atenção especial aos casos de varíola, para tentar limitar a contaminação", afirmou a porta-voz Fadela Chaib em entrevista coletiva em Genebra.
A preocupação da organização também é com o salto de casos registrado nas últimas semanas. Do dia 22 de junho até hoje, houve um aumento de mais de 50% dos casos.
Apesar do sinal de alerta, a OMS diz que o atual surto, mesmo preocupante, não constituí "uma emergência de saúde pública de interesse internacional”.
Leia também: Três pessoas morrem após tiroteio em Indiana nos Estados Unidos
A Europa segue sendo o continente mais afetado, com cerca de 85% dos casos registrados. A doença, inicialmente endêmica em dez países africanos, começou a se multiplicar no continente europeu e já atinge ao todo 53 países.
REDES SOCIAIS