Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe o jornalista e escritor Laurentino Gomes nesta segunda-feira (11).

Um dos maiores nomes da literatura no Brasil e no mundo, já vendeu mais de três milhões e meio de exemplares, e venceu sete vezes o "Jabuti", mais importante e tradicional prêmio de literatura do país.

O autor acaba de lançar o terceiro livro da trilogia "Escravidão", em que conta a história econômica e social brasileira baseada na escravatura - entre 1.538, data da chegada dos primeiros escravos, até 1.888, com a chegada da Lei Áurea. No terceiro volume, Laurentino narra os fatos históricos ligados à escravidão a partir da proclamação da independência.

No programa, o escritor responde se há chance de ruptura institucional no Brasil a partir dos movimentos do presidente. Além disso, comenta sobre o bicentenário brasileiro, que será comemorado no dia 7 de setembro.

“Eu não acredito que exista um risco real. É pura bravata de alguém que não tem competência alguma para governar, chegou lá [à presidência] por milagre. É um homem crú, não diz coisa com coisa, uma uma linguagem irracional, escravista, ecoa de uma linguagem escravista, e já percebeu que a chance de perder a eleição é muito grande, então fica fazendo bravata”, afirma.

“Eu não me assusto com o clima de radicalização. No primeiro cenário, o Brasil seguiu o caminho de uma celebração ufanista. No bicentenário, nós estamos fazendo uma pergunta “o Brasil deu certo ou errado”. Existe muita frustração no ar. Depois de quase 40 anos de democracia, nós estamos discutindo com nunca nossa identidade nacional”, completa.

“Nós somos mesmos pacíficos? Como explicar tanta criminalidade. De onde vem tanta corrupção, mazela”, questiona o autor.

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva, Ana Cristina Rosa, colunista de opinião da Folha de S. Paulo, Eduardo Graça, repórter especial do jornal O Globo em São Paulo, a jornalista e editora Lizandra Magon, e Ygor Damasceno, head de estratégias digitais da Edições Globo Condé Nast.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.