O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta segunda-feira (18), a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados para o Censo 2022.
O treinamento acontece em cerca de 5 mil locais de treinamento. O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando nesta sexta-feira (22). Os profissionais que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de capacitação, na segunda-feira (25).
Leia também: Governo de SP reduz ICMS do etanol e o litro deve ter queda de 17 centavos
Nesta semana também começa o treinamento dos agentes censitários de pesquisa por telefone (ACT), com aulas de terça-feira (19) até o dia 27. Os ACTs atuarão no Censo ajudando a esclarecer dúvidas de quem optar por preencher o questionário pela internet ou por telefone.
“Começaremos a etapa presencial do treinamento dos recenseadores, mas eles já estão sendo treinados há tempos”, ressaltou a gerente de Treinamentos de Censos, Cynthia Damasceno, em nota divulgada pelo IBGE.
“Preparamos um curso em EAD (Ensino a Distância) com conceitos fundamentais do Censo e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram também por uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aula”, acrescenta.
Leia também: Relações Exteriores da Ucrânia pede armas à União Europeia
O Censo 2022 começa no dia 1º de agosto.
REDES SOCIAIS