Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Senado Federal
Reprodução/ Flickr Senado Federal

A pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, criticou as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (18). A senadora disse que o mandatário “passou dos limites” ao atacar o processo eleitoral brasileiro.

O presidente voltou a criticar os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e colocar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas. A declaração aconteceu durante o encontro com embaixadores de cerca de 40 países na tarde desta segunda (18).

Leia mais: A embaixadores, Bolsonaro critica ministros e ataca urnas eletrônicas

Em comunicado à imprensa, a senadora afirmou que o chefe do Executivo possui uma “coleção” de ataques à democracia.

"Já passou dos limites a coleção de ataques à democracia que o presidente da República acumula. Desta vez, usando instrumentos oficiais, dentro do Palácio da Alvorada, faz o Brasil passar vergonha diante de embaixadores dos principais países do mundo, ao tentar desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Repete costumeiro proselitismo político para confundir a população e esconder notória incapacidade de governar", disse.

Os argumentos apresentados pelo presidente já foram desmentidos por órgãos oficiais, principalmente pelo TSE, que já atestou a segurança das eleições e do sistema eleitoral.

“O nosso objetivo é transparência e confiança nas eleições. Quem ganhar, o outro lado tem que se conformar. Estamos a três meses das eleições. As propostas sugeridas pelas Forças Armadas praticamente estacam a manipulação de números”, afirmou Bolsonaro.

A senadora mencionou ainda o Manifesto pela Paz nas Eleições, entregue ao ministro Alexandre de Moraes, que presidirá o TSE durante as eleições, no último dia 13 de julho.

Leia também: Após ataques de Bolsonaro, Fachin reafirma segurança do sistema eleitoral brasileiro

“Acredito que o pacto pela paz nas eleições entre os candidatos a Presidente da República também passa pela defesa pública desde já na nossa Justiça Eleitoral. E espera que os demais pré-candidatos manifestem no TSE sua confiança nas urnas eletrônicas para todos os brasileiros. É urgente declarar o compromisso com as nossas instituições, com a integridade do processo eleitoral e com o exercício democrático”, completou a senadora.