O Roda Viva recebe Valter Hugo Mãe, um dos maiores escritores em língua portuguesa da atualidade, nesta segunda-feira (18).
Aborto é um dos temas do programa. A apresentadora Vera Magalhães quis saber os motivos desse assunto ser um tabu em todo o mundo e das autoridades terem uma visão autoritária sobre o corpo da mulher. O escritor acredita que essa postura é para manter os direitos dos homens acima do das mulheres.
“Não está em causa a preservação da vida humana. Não é possível. Durante toda a história da humanidade, o aborto nunca parou de ser feito. Quando não era legal, foi feito clandestinamente e muitas vezes resultaram na morte das mulheres. Então, não está em causa a defesa da vida, está em causa a disciplina”, explica.
Hugo mãe ainda questiona aqueles que defendem fim do aborto legal sobre o que fazer e como criar as crianças que não tem qualquer tipo de apoio e são frutos de estupros.
Leia também: "Os povos negros foram conduzidos a um apagamento", diz escritor Valter Hugo
“É um retrocesso ético, humano e totalmente inaceitável”, diz o escritor sobre aqueles que defendem o fim do aborto legal.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores Fernanda Diamant, editora da Fósforo e sócia da Megafauna livraria, Gabriela Mayer, apresentadora da rádio Bandnews FM e do podcast Põe na Estante, o jornalista e livreiro do Sebo Desculpe a Poeira Ricardo Lombardi, Walter Porto, colunista de livros da Folha de S.Paulo, e a jornalista Yasmin Santos.
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS