Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

1. Alta velocidade

O 5G pode ser 100 vezes mais rápido que o 4G. A velocidade do 4G em boas condições é de 100MBps, enquanto o 5G pode chegar a velocidade entre 1 e 10 Gbps. Isso acontece devido à quinta geração de internet levar mais dados e conseguir operar com ondas menores.

No mundo atual, por exemplo, o download e uploads é mais eficaz. O uso de plataformas digitais de streaming para assistir séries e filmes também fica ainda mais rápido.

Veja imagens: WebStory: Entenda o que muda com a chegada do 5G

2. Transmissão em tempo real

Com a alta velocidade na conexão, as transmissões ao vivo que estão em alta com o streaming têm menor chance de travar, uma vez que a latência é menor com o 5G.

Outro ponto importante é o delay nas chamadas de vídeo, que não será mais um obstáculo. A probabilidade é que o 5G chegue à latência entre 5 e 20 milissegundos.

3. Veículos autônomos

Os carros autônomos que funcionam sem a necessidade de um motorista, com a tecnologia 5G, serão ainda mais confiáveis. Os veículos poderão se comunicar informando todos os procedimentos. Porém, a comunicação permite que os carros se conectem com o trânsito.

4. Dados na nuvem

O aumento na velocidade e na capacidade de transmissão de dados é um dos elementos do 5G que vai mudar. Como exemplo, todos os serviços em nuvem poderão se tornar mais ágeis, desde o uso de ferramentas de colaboração até o desenvolvimento de aplicações.

Também será possível para pulseiras e relógios conectados elaborar tarefas mais complexas.

5. Conexão 360

Com a chegada do 5G será possível conectar mais dispositivos ao mesmo tempo. Um dos setores impactados será a educação à distância (EAD), que em virtude da pandemia da Covid-19 gerou maior procura.

Por exemplo, dentro de casa pode-se conectar aparelhos eletrônicos como geladeira, televisão e iluminação. Serviços como transporte de aplicativos também devem oferecer novas funcionalidades.