Pela primeira vez, o Roda Viva recebe o economista e ex-ministro da Fazenda Pedro Malan nesta segunda-feira (29).
Com extensa carreira acadêmica, empresarial e pública, se destacou como um dos principais responsáveis pela implantação do Plano Real - programa de estabilização da economia brasileira anunciado em 28 de fevereiro de 1994 pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, no último ano do governo de Itamar Franco.
No Ministério da Fazenda, defendeu as privatizações, uma economia sem interferências políticas, redução da taxa de juros e equilíbrio da balança comercial. Crítico da concentração de renda, durante sua gestão, foi implementado o tripé macroeconômico no país com câmbio flutuante e metas fiscais e de inflação.
No programa, o ex-ministro faz um paralelo sobre a eleição de 2018 e a deste ano. Pedro responde se na última eleição havia um candidato honesto, de centro e preparado para governar o país.
“O artigo a que você se refere foi escrito no início de 2018, quando eu achava que tinha a possibilidade de surgir alguém com aquelas características. Como no ano passado eu também achei isso, que era possível uma convergência para tentar esse tipo de escolha binária entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Eu acho que não é o ideal para o momento”, afirma.
Nova pesquisa Ipec publicada nesta segunda-feira (29) mostrou o candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva na liderança das intenções de voto com 44%. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo lugar com 32%. Os dois têm exatamente o mesmo índice de 15 de agosto, quando houve o último levantamento.
As intenções de voto seguem com Ciro Gomes (PDT), com 7%. Simone Tebet (MDB) tem 3%, e Felipe d'Avila (Novo), 1%. Como a margem de erro é de dois pontos, a mdbista e o candidato do Novo estão empatados tecnicamente.
Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.
Sobre as eleições deste ano, Pedro indica preferência por Simone Tebet.
“Depende, pode ter [um candidato neste ano], tem gente que pode vir a apresentar como tal. Perdeu-se muito tempo nessa tentativa. Ela teve um desempenho bom no debate de ontem, a meu juízo”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Cássia Almeida, repórter especial de Economia do jornal O Globo, o editor-executivo do Valor Econômico Sérgio Lamucci, Adriana Fernandes, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, a analista sênior da Economist Intelligence Unit Érica Fraga, Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS