Pela primeira vez, o Roda Viva recebe o economista e ex-ministro da Fazenda Pedro Malan nesta segunda-feira (29).
Com extensa carreira acadêmica, empresarial e pública, se destacou como um dos principais responsáveis pela implantação do Plano Real - programa de estabilização da economia brasileira anunciado em 28 de fevereiro de 1994 pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, no último ano do governo de Itamar Franco.
No Ministério da Fazenda, defendeu as privatizações, uma economia sem interferências políticas, redução da taxa de juros e equilíbrio da balança comercial. Crítico da concentração de renda, durante sua gestão, foi implementado o tripé macroeconômico no país com câmbio flutuante e metas fiscais e de inflação.
No programa, Pedro é questionado sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral. O economista assinou a carta pela democracia. Duas cartas escritas em defesa do Estado Democrático de Direito foram lidas na Faculdade de Direito da USP, no último dia 11. Mais de um milhão de assinaturas foram recolhidas.
“Democracia e economia, no contexto atual, estão muito ligados. Esses questionamentos e dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral, dúvidas a respeito da transparência e lisura adicionam, em um momento em que nós não precisamos, tudo que nós não precisamos, é ter mais risco e incerteza associado em uma situação que já era de risco. Eu acho que não tem muito sentido a razão pela qual [se critica o sistema eleitoral]”, afirma.
O presidente ironizou a manifestação. “O movimento [carta pela democracia] de poucos artistas que não recebem mais lei Rouanet [e] de alguns sindicalistas que não tem mais o imposto sindical. Carta pela democracia? Alguém tá fazendo um ato antidemocrático no Brasil? Alguém tá desrespeitando a constituição brasileira? Alguém tá pregando golpe no Brasil? Isso é política”, disse o mandatário em outra ocasião.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS