A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) descartou 140 mil doses da vacina Coronavac que estavam vencidas. As doses seriam usadas para a imunização de crianças de 3 e 4 anos. A Secretaria de Saúde alega que pediu o remanejamento das doses, mas não recebeu resposta.
O Ministério da Saúde enviou ao Distrito Federal 1.725.230 doses de Coronavac, mas apenas 1.435.090 foram distribuídas para aplicação. Ou seja, 290.140 doses ficaram nos estoques.
Leia também: Rosa Weber toma posse do Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (12)
A SES-DF disse em nota que “o Ministério da Saúde recolheu no DF 150 mil doses de Coronavac antes do vencimento. As outras 140 mil não passaram por remanejamento a tempo e elas venceram; sendo que a solicitação de remanejamento ocorreu ainda em maio, para que houvesse tempo hábil e as doses fossem enviadas a outros estados”.
Ainda de acordo com a nota, com a baixa procura da população e a menor possibilidade de uso, o DF solicitou o remanejamento das doses ao Ministério da Saúde.
Leia também: São Paulo segue vacinação de todos os grupos elegíveis contra a Covid-19
“Infelizmente, ao longo da campanha, a população foi preterindo o imunizante Coronavac, e o próprio Ministério da Saúde, em suas notas técnicas e reuniões técnicas, passou a não indicar a aplicação da Coronavac para o segundo reforço, considerando os estudos de eficácia das outras vacinas”.
REDES SOCIAIS