Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que estava sob custódia da chamada “polícia da moralidade” do Irã, provocou fortes protestos, com mulheres queimando seus lenços em um ato de revolta e resistência contra o rígido código de vestimenta da República Islâmica.

Leia também: China condena ex-ministro à morte, mas pena será convertida em prisão perpétua

As Gasht e Ershad, que são chamadas de Patrulhas de Orientação, são unidades policiais encarregadas de garantir o respeito à moral e à cultura islâmica. Além disso, são responsáveis por deter pessoas que considerarem estar “indevidamente” vestidas. A lei iraniana prega que as mulheres são obrigadas a cobrir os cabelos com um véu islâmico, chamado hijab, e usar roupas largas para disfarçar seus corpos.

A jovem Mahsa Amini supostamente havia deixado alguns fios de cabelo visíveis e, por isso, foi presa pela polícia em Teerã, no dia 13 de setembro. A mulher entrou em coma após desmaiar em um centro de detenção e morreu três dias depois no hospital. A força policial do país negou que os policiais bateram na cabeça dela com um bastão e a empurraram contra um de seus veículos. 

Leia também: São Paulo segue vacinação de todos os grupos elegíveis contra a Covid-19