Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/@apizzadamooca
Reprodução/Instagram/@apizzadamooca

O ranking feito pelo 50 TOP Pizza World colocou três pizzarias brasileiras entre as 100 melhores do mundo. E as três estão localizadas em São Paulo. A Pizza da Mooca (77ª), Leggera Pizza Napoletana (83ª) e a QT Pizza Bar (99ª) foram os estabelecimentos premiados.

O evento aconteceu no Palácio Real de Nápoles, na Itália, e a curadoria da lista foi feito por Barbara Guerra, Albert Sapere e Luciano Pignataro.

Leia também: FIFA 23 terá conteúdo da série "Ted Lasso"

Pizzarias italianas e norte-americanas foram as que se destacaram no ranking. A pizzaria Masanielli, que fica em Caserta, na Itália, ficou em primeiro lugar. Em segundo, foi escolhida a Una Pizza Napoletana, localizada em Nova Iorque.

Na lista das 100 melhores pizzarias do mundo, 40 estão localizadas na Itália, local onde é considerado o berço de um dos pratos mais populares do planeta.

Onde comer as pizzas brasileiras?

- A Pizza da Mooca

Como o próprio nome diz, A Pizza da Mooca nasceu no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, em 2011. Mas, com o sucesso, os donos ampliaram seu negócio e abriram uma segunda unidade do restaurante no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.

O cardápio possui pizzas de diversos sabores e alguns que até fogem dos ingredientes mais tradicionais. Isso acabou sendo um trunfo, já que venceu outros prêmios nos últimos anos.

"Esse prêmio nos deixou tão felizes que precisamos falar sobre ele novamente. E sempre agradecer nossa equipe, fornecedores e vocês clientes maravilhosos!", diz publicação nas redes sociais da pizzaria.


- R. da Mooca, 1747 - Mooca, São Paulo

- R. João Moura, 529 - Pinheiros, São Paulo

- Leggera Pizza Napoletana

A segunda pizzaria brasileira mais bem posicionada no ranking também possui duas unidades em São Paulo, uma em Perdizes e outra no Jardins.

O nome já mostra que o lugar é bem italiano e sua unidade, em Perdizes, é onde se concentra muitas famílias de origem do país europeu.

Inaugurada em 2013, o estabelecimento também possui um histórico de sucesso. Ela já foi eleita como a “Melhor Pizzaria da América do Sul”, na premiação Tre Spicchi. Também possui o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana, órgão sem fins lucrativos que reconhece verdadeiras pizzas napolitanas espalhadas pelo mundo.


- R. Diana, 80 - Pompeia, São Paulo

- R. Cap. Pinto Ferreira, 248 - Jardim Paulista, São Paulo

- QT Pizza Bar

Ao contrária das duas outras pizzarias, a QT Pizza Bar é um estabelecimento muito mais novo. Inaugurado em 2019, poucos meses antes da pandemia da Covid-19, conseguiu mostrar seu trabalho em meio um período muito complicado para o meio gastronômico.

A pizza destaque da casa é a de parmesão, queijo de cabra, mel e trufa. Mas vale ressaltar que o lugar serve outros pratos italianos também. O ranking apontou a carbonatam como um dos pratos que devem ser experimentados.

“Nosso muito obrigado por quem faz parte de nossa família e aos nossos clientes”, escreveu no perfil nas redes sociais.


- Alameda Min. Rocha Azevedo, 1096 - Cerqueira César, São Paulo