O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou uma nota pública em suas redes sociais nesta quinta-feira (22) pedindo para as pessoas votarem no próximo dia 2 de outubro em candidatos que tenham compromisso com as demandas da população brasileira e que ajude no combate às desigualdades.
“Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental”, escreveu.
valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional".
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) September 22, 2022
Fernando Henrique Cardoso
Além do pedido à população, ele praticamente se desculpou por fazer poucas aparições durante o período de campanha eleitoral. O político lembrou que já possui uma idade avançada e não tem mais energia para participar dos debates.
Leia também: Discurso de Joe Biden na ONU foi “indecente”, dispara porta-voz de ministério russo
Nota pública | Voto Pró-Democracia nas Eleições: "Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) September 22, 2022
Vale lembrar que o PSDB não terá candidatos na disputa presidencial. O ex-governador paulista João Doria, que venceu a prévias do partido, se retirou da disputa. Mara Gabrilli, senadora por São Paulo pelo PSDB, é vice na chapa de Simone Tebet (MDB).
Devido a sua idade, FHC não possui mais a obrigatoriedade do voto. Mas vale lembrar, que em entrevista ao UOL em março de 2021, admitiu que poderia votar no petista Luiz Inácio Lula da Silva numa disputa contra Jair Bolsonaro (PL).
“O Lula não é nenhum principiante. […] Ele tem jeito para coisa. O Lula não é de esquerda nem de direita. O Lula é ele”, afirmou.
REDES SOCIAIS