O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira (26) Henrique Meirelles, o ex-presidente do Banco Central nos dois governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ex-ministro da Fazenda na gestão de Michel Temer e, recentemente, secretário da Fazenda do ex-governador João Dória, também foi presidente internacional do BankBoston entre 1996 e 1999 e candidato a Presidente da República nas eleições de 2018 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Como ministro da Fazenda, aprovou uma reforma trabalhista e a PEC 95, conhecida como PEC do Teto dos Gastos Públicos. Nesta reta final da campanha eleitoral, declarou apoio ao petista. Não descarta negociar uma participação num eventual governo de Lula, mas já afirmou que o teto fiscal deve ser mantido e respeitado.
No programa, ele responde se tentará entrar na vida política mais uma vez ou não. Em 2018, foi candidato à Presidência pelo MDB. Ele ficou em sétimo lugar, com 1,2% dos votos válidos.
“Eu não sou político de carreira, eu me candidatei em 2002 e fui eleito, e depois fui para o Banco Central, então não segui a carreira política. Depois de me candidatar à presidência, em 2018, achei que tinha que levar uma proposta ao país. Eu fiz isso e acho que fui bem. Mas eu não sou político de carreira. Fui convidado a ser candidato a senador, analisei bem e concluí que não era o que quero. Eu entendi que não está na hora de começar [a ser político]", responde.
Participam da bancada de entrevistadores Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Alvaro Gribel, colunista do jornal O Globo, a comentarista de economia da TV Gazeta Denise Campos de Toledo, o repórter especial da Folha de S. Paulo Julio Wiziack, e Thais Carrança, repórter da BBC News Brasil.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS