Os telescópios espaciais James Webb e Hubble registraram o impacto da sonda DART com um asteroide na última segunda-feira (26) e divulgaram as imagens nesta quinta (29). O teste inédito de defesa planetária foi realizado pela NASA, agência espacial dos Estados Unidos.
Com um investimento de mais de US$ 330 milhões na iniciativa, o programa teve o objetivo de mudar a trajetória do asteroide em questão. DART é a sigla para double asteroid redirection test, que significa “teste de redirecionamento de asteroide duplo” em português.
Leia mais: Lisa Kudrow vai estrelar “Os Bandidos do Tempo”, nova série de Taika Waititi
TSE proíbe o transporte de armas de fogo e munições por parte de CACs no dia da votação
Principal responsável pelas operações da agência estadunidense, Bill Nelson celebrou a atuação em conjunto e parabenizou o trabalho em equipe. “O Webb e o Hubble mostram o que sempre soubemos ser verdade na NASA: aprendemos mais quando trabalhamos juntos”, destacou.
A partir dos resultados, os cientistas agora observarão os dados para compreender a precisão do teste e a mudança orbital que a sonda promoveu ao corpo celeste. Ambos os telescópios espaciais continuarão as atuações em conjunto.
(Crédito: Divulgação NASA)
REDES SOCIAIS