Os testes iniciais da vacina em spray nasal contra a Covid-19, das fabricantes AstraZeneca e Oxford, não atingiram a proteção necessária nesta primeira fase.
Em comunicado emitido nesta terça-feira (11), os pesquisadores disseram que as respostas de anticorpos da mucosa foram observadas em poucos participantes do estudo, e que até o momento a vacina intranasal se mostrou ser mais fraca que a vacina intramuscular contra a Covid-19.
"Administrar vacinas pelo nariz e vias aéreas é uma das formas mais promissoras de obter imunidade" e "poderia acabar com infecções leves por Covid e transmissão do vírus de forma mais eficaz do que vacinas injetadas", pontuou Adam Ritchie, um dos líderes do programa de vacinas da Oxford.
Os testes deste modelo de imunizante foram realizados entre 30 pacientes que ainda não haviam sido vacinados anteriormente com o método tradicional de vacinação contra o vírus.
Leia mais: Na semana do Dia dos Professores, Opinião debate o futuro da profissão; Bebê recebe primeiro intestino transplantado de um doador morto
REDES SOCIAIS