O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se pronunciou publicamente sobre a derrota nas eleições e nem sobre as manifestações dos caminhoneiros por todo o país.
Leia também: Maioria do STF confirma determinação de Moraes para que polícias desbloqueiem rodovias
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o silêncio de Bolsonaro sobre o resultado das urnas está incomodando aliados e funciona como um sinal de autorização para as manifestações. O chefe do executivo estaria articulando diretamente com o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Bruno Bianco, uma solução para os conflitos, mas teria afirmado que não tem como assegurar que sua palavra tenha efeito entre os apoiadores mais radicais.
Leia também: "Não ligar para o vencedor é uma impostura", afirma Marina Silva sobre silêncio de Bolsonaro
Ainda de acordo com a matéria, o presidente está sendo aconselhado por ministros e militares a reconhecer o quanto antes o resultado da eleição presidencial e evitar o acirramento do clima de conflito no país.
Já o jornal O Globo diz que o Bolsonaro pode fazer um pronunciamento ainda nesta terça-feira (1º), mas não deve parabenizar Lula nem contestar o resultado das eleições, apenas agradecer os votos recebidos e prometer ser oposição ao novo governo.
REDES SOCIAIS