Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O dia nacional da favela é comemorado nesta sexta-feira (4). A data foi escolhida porque no dia quatro de novembro de 1900, a expressão "favela" apareceu pela primeira vez em um documento oficial, no Rio de Janeiro.

Leia também: Governo Lula busca criar emenda na constituição para garantir gastos maiores que o previsto em 2023

As favelas cresceram mais de 200% desde 1985 e hoje ocupam 106 mil hectares de terra no Brasil, o que equivale a 140 campos de futebol. 15% das áreas ocupadas são consideradas risco, ou seja, não possuem condições adequadas para moradia porque falta acesso a serviços públicos e estão mais suscetíveis a desastres ambientais, como desabamento e inundações. Essas informações são de um estudo divulgado hoje pelo MapBiomas com base em imagens de satélite.

Leia também: “A esquerda quer dizer para o homem o que ele deve desejar”, diz Pondé

As favelas se concentram principalmente em São Paulo, Belém, Rio de Janeiro e Salvador, mas o aumento foi registrado em todo o país. Os dados mostram que esse crescimento informal destruiu mais de 20% da vegetação natural, justamente para dar lugar à ocupação urbana. Piauí e Amazonas foram as regiões que mais tiveram perda ambiental.

O Dia da favela tem relação com os soldados que lutaram na Guerra dos Canudos. Durante o combate, eles ficaram alojados em um morro baiano, conhecido como favela, que era o nome de uma planta da região.