Tem bebês que demandam tanto dos pais, que estes não conseguem realizar nenhuma tarefa em casa porque precisam dar toda atenção ao filho. Às vezes, a única solução é o colo. Contudo, reforçar esse costume é prejudicial tanto para a criança quanto aos adultos. No Momento com o Especialista da semana, a pediatra Denise Lellis explica o que fazer para acalmar o bebê sem ter que pegá-lo.

Tenho um bebê de seis meses e fico com ele o dia todo. Porém ele só quer ficar no colo, se estiver na cama, no berço, no carrinho ou no chão com brinquedos, chora. Não consigo fazer nada, até os vizinhos já perguntaram o que acontece. O que devo fazer com essa situação?
- Letícia Carolina Cruz
Resposta: Olá, Letícia, tudo bem? Um aviso que eu sempre dou aos meus pacientes é que nós ensinamos todos os comportamentos aos nossos filhos. Se você estiver segura, pode deixá-lo um pouco mais afastado de você fisicamente e ir conversando para ele entender que sua presença pode ser suficiente, mesmo que ele não esteja no colo. Se chorar, espere um pouco, fale com ele com carinho,segurança e devagar. Ele vai entender que, se você está ali, está tudo bem. Mas é lógico que, antes de mais nada, ele precisa ser examinado para descartar qualquer problema de saúde.
Saiba mais como lidar com os chiliques dos filhos em edição do programa Momento Papo de Mãe.
Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemae.com.br.
REDES SOCIAIS