A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta sexta-feira (11) que o mercado financeiro não precisa se preocupar com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) porque “sabe como ele trabalha com as finanças públicas”. A petista fez uma coletiva à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição.
Gleisi repercutiu uma fala de Lula de que estabilidade fiscal não pode ser conquistada à custa da população.
“O mercado não tem com o que se preocupar. Conhece quem é Lula, sabe como ele trabalha com as finanças públicas, a responsabilidade que tem, e também conhece o compromisso social que ele tem”, disse.
Leia mais: Polícia apreende pipas que fariam apologia ao nazismo em Sorocaba (SP)
Segundo a petista, a repercussão do mercado foi uma surpresa para o governo eleito. “Nós recebemos [a reação do mercado] com espanto. Porque não sei o que o presidente Lula falou que pudesse ter uma variação tão grande no sentimento do mercado. Aliás, todos os indicadores de dólar voltaram à normalidade. Penso que foi um movimento especulativo. O que é muito ruim para o país”.
“Por que o espanto? Responsabilidade fiscal e responsabilidade social tem que ter, por nossa parte, a mesma visão de responsabilidade, mas nós jamais vamos abrir mão de ter a responsabilidade social colocada em primeiro lugar, porque nós estamos falando da vida das pessoas”, completou.
Nesta quinta, Lula disse que a prioridade é combater a fome e falou sobre o foco no social em seu governo. A declaração gerou uma reação negativa do mercado, houve disparada do dólar, que chegou a bater quase R$ 5,35, além disso, a Bolsa registrou queda.
Após a reação, o petista disse que o setor “fica nervoso à toa”. “O mercado fica nervoso à toa. Eu nunca vi um mercado tão sensível como o nosso”.
REDES SOCIAIS