Hebe de Bonafini, a histórica presidente da associação argentina Mães da Praça de Maio, criada durante a ditadura (1976-1983) para descobrir o paradeiro de seus filhos e outras pessoas presas pelo regime militar, faleceu neste domingo (20) aos 93 anos, confirmou a vice-presidente Cristina Kirchner.
Leia mais: Bolsonaristas retomam protestos antidemocráticos em três estados
"Queridíssima Hebe, Mãe da Praça de Maio, símbolo mundial da luta pelos Direitos Humanos, orgulho da Argentina. Deus te chamou no dia da Soberania Nacional... não deve ser coincidência. Simplesmente obrigado e até sempre", disse Cristina Kirchner em seu Twitter.
Queridísima Hebe, Madre de Plaza de Mayo, símbolo mundial de la lucha por los Derechos Humanos, orgullo de la Argentina. Dios te llamó el día de la Soberanía Nacional… no debe ser casualidad. Simplemente gracias y hasta siempre. pic.twitter.com/TVUfmywmAi
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) November 20, 2022
Alejandra Bonafini, filha da ativista, informou em um comunicado que a mãe faleceu às 9H20 no Hospital Italiano da cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, onde estava internada há alguns dias.
O presidente da Argentina Alberto Fernández também se despediu com "profunda dor e respeito da lutadora incansável pelos direitos humanos", em um comunicado, no qual anuncia o decreto de três dias de luto nacional.
Con la partida de Hebe de Bonafini perdimos una luchadora incansable. Reclamando verdad y justicia junto a las Madres y Abuelas, enfrentó a los genocidas cuando el sentido común colectivo iba en otra dirección.
— Alberto Fernández (@alferdez) November 20, 2022
Con enorme cariño y sincero pesar, la despido. Hasta siempre Hebe. pic.twitter.com/MfNoadWa0p
O petista Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente da república nas eleições brasileiras de 2022, também prestou suas condolências em publicação no Twitter.
Recebi com tristeza a notícia da morte de Hebe de Bonafini, liderança das Mães da Plaza de Mayo, na Argentina. Hebe dedicou sua vida à luta por memória e justiça. Defensora dos direitos humanos, ajudou a criar um dos mais importantes movimentos democráticos da América Latina. pic.twitter.com/SodkulCYQH
— Lula (@LulaOficial) November 20, 2022
Leia também: Com 80,1% dos votos, Ilan Goldfajn é eleito presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
REDES SOCIAIS