Fundação Padre Anchieta

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Reprodução/Redes sociais
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Um estudo realizado pela plataforma Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), que utilizou como base os dados referentes ao ano passado divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi publicado na manhã desta quarta-feira (30), alerta para a má formação dos estudantes brasileiros com relação à matemática.

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Apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com aprendizado adequado na matéria em questão, segundo o levantamento. Em 16 estados, o número percentual é ainda menor. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 57% dos estudantes que estavam prestes a se formar na escola no ano passado têm conhecimento insuficiente em matemática e outros 38%, somente o básico.

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Os números ruins foram causados, em partes, pela pandemia. Em 2019, antes da chegada do coronavírus e da Covid-19 no país, o índice de formados na escola que tinham um conhecimento adequado em matemática era de 7%, dois pontos percentuais a mais do que em 2021. Em Língua Portuguesa, por exemplo, os dados são melhores, mas ainda estão longe do ideal, com apenas 31,3%.