Após cerimônia com mais de 50 mil pessoas, Bento XVI é enterrado no Vaticano
Papa Francisco liderou funeral e fez a leitura de diversas passagens bíblicas para homenagear papa emérito
05/01/2023 16h20
Após cerimônia, que foi considerada histórica para Igreja Católica, o papa emérito Bento XVI foi enterrado nesta quinta-feira (5). O funeral foi todo comandado pelo Papa Francisco e encerrou as despedidas a Joseph Ratzinger, que morreu no último dia 31 de dezembro aos 95 anos.
De acordo com a polícia italiana, mais de 50 mil pessoas participaram da cerimônia de despedida de Bento XVI. O evento contou com membros da igreja católica, fieis, representantes de governos, turistas e jornalistas.
A cerimônia contou com pelo menos três fatos inéditos. Sob os comandos do Papa Francisco, as pessoas presenciaram a primeira vez em que um papa enterra um papa emérito na história.
Todos os funerais de pontífices, até o momento, haviam sido seguidos pela eleição de um sucessor. Desta vez, isso não acontecerá pois o sucessor de Bento XVI foi Francisco, que ainda está vivo e atuante.
Leia também: Roda Viva entrevista o escritor e jornalista, Jorge Caldeira nesta segunda (9)
Outro fato marcante é a não destruição do anel do pescador. A joia é utilizada pelos papas e desenhada especialmente para cada um deles. Geralmente, o artefato é destruído, o que não acontecerá desta vez.
O funeral aconteceu após três dias de velório. Francisco leu diversas referências bíblicas e até fez comparações entre Bento XVI e Jesus.
"Bento, que sua alegria seja completa ao ouvir Sua voz, agora e para sempre", disse o atual papa.
Após o fim de cerimônia, o caixão foi levado de volta para dentro da basílica para uma cerimônia privada.
Leia também: Haddad escolhe Carlos Higino Ribeiro de Alencar para comandar Carf
REDES SOCIAIS