Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional em operações no RS e no Amazonas
Esta é a primeira vez que a determinação é feita desde que o novo ministro assumiu a pasta
06/01/2023 07h49
O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul e no Amazonas. A confirmação veio por meio das redes sociais na noite desta quinta-feira (5). Esta é a primeira vez que a determinação é feita desde que o novo ministro assumiu a pasta.
No RS, a Força Nacional teve a atuação prorrogada até 12 de março na Terra Indígena Guarita, que registra conflitos em razão da disputa pela liderança da comunidade. O cacique da reserva foi alvo de uma tentativa de homicídio em 2019.
Leia também: Prioridades do novo governo serão decididas na reunião ministerial desta sexta (6)
Período de cessar-fogo da Rússia na Ucrânia começa a valer nesta sexta-feira (6)
"Estamos prorrogando até 12 de março o emprego da Força Nacional nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio", afirma Dino.
No Amazonas, Dino determinou o apoio da Força Nacional à Operação Arpão I, em combate ao crime organizado. Além disso, as ações serão contra o narcotráfico e crimes ambientais na calha do Rio Negro e Solimões. A base de segurança fluvial foi instalada pelo governo na região conhecida como "corredor do tráfico", na altura da cidade de Coari, no médio Solimões.
REDES SOCIAIS