Neste domingo (8), a Praça dos Três Poderes foi alvo de invasões por parte de extremistas bolsonaristas. As forças policiais do Distrito Federal falharam em barrar os terroristas, e no final da tarde de hoje, o governador Ibaneis Rocha anunciou a exoneração de Anderson Torres, secretário de Segurança Pública da capital.
Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis.
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 8, 2023
Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF à disposição do mesmo.
A demissão de Torres, que foi ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL), não foi suficiente para assegurar a normalidade, e durante um pronunciamento em Araraquara, no interior de São Paulo, o presidente Lula declarou que o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Capelli, será o responsável por uma intervenção federal na Segurança Pública do DF, decretada até o dia 31 de janeiro.
Ainda na tarde deste domingo, a Advocacia-geral da União (AGU) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Torres e dos envolvidos em invasões aos edifícios na Esplanada dos Ministérios e locais em todo o país.
Leia também: Líderes estrangeiros criticam atos terroristas e prestam apoio ao presidente Lula
REDES SOCIAIS