A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez disse neste domingo (8) que os “Estados Unidos devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”. A americana também comparou a invasão terrorista que aconteceu em Brasília com a invasão ao Capitólio, no dia seis de janeiro de 2021.
A congressista publicou em sua conta no Twitter que “devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula”.
Nearly 2 years to the day the US Capitol was attacked by fascists, we see fascist movements abroad attempt to do the same in Brazil.
— Alexandria Ocasio-Cortez (@AOC) January 8, 2023
We must stand in solidarity with @LulaOficial’s democratically elected government. 🇧🇷
The US must cease granting refuge to Bolsonaro in Florida. https://t.co/rzsZl9jwZY
Leia também: “Foi uma tentativa de um golpe de Estado”, afirma cientista político
Opinião: Veneno bolsonarista em corações e mentes surte efeito
Além de Cortez, outro democrata se manifestou sobre a situação envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Joaquin Castro pediu a extradição do ex-chefe do Executivo e declarou que Bolsonaro é “muito próximo a Donald Trump”.
Em entrevista à CNN norte-americana, ele também comparou os atos de Brasília com os do Capitólio. “Parece muito com seis de janeiro nos Estados Unidos. (…) Ele deveria ser extraditado para o Brasil. Foi noticiado que ele é investigado por corrupção. (…) Jair Bolsonaro está na Flórida passando um tempo com Trump. Ele é um homem perigoso”.
Já em sua conta no Twitter, Castro disse “dar suporte a Lula e ao governo brasileiro democraticamente eleito”. Em seguida, completou: “Terroristas domésticos e fascistas não podem ter permissão para usar a cartilha de Trump para minar a democracia”.
I stand with @LulaOficial and Brazil’s democratically elected government. Domestic terrorists and fascists cannot be allowed to use Trump’s playbook to undermine democracy.
— Joaquin Castro (@JoaquinCastrotx) January 8, 2023
Bolsonaro must not be given refuge in Florida, where he’s been hiding from accountability for his crimes. https://t.co/ywOCTMgRxM
REDES SOCIAIS