Democracia brasileira não pode mais admitir golpismo explícito
Após atos terroristas no último domingo (8), jornalismo da TV Cultura pede o fim do negacionismo eleitoral e punição aos envolvidos
09/01/2023 21h05
Após os ataques às sedes dos três poderes da democracia brasileira, o jornalismo da TV Cultura publica um editorial repudiando os acontecimentos e exige providências contra os autores.
Manifestações golpistas que vinham ocorrendo em vários locais do país atingiram o auge da violência com a invasão e depredação das sedes dos três poderes: o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
Os atos golpistas não tem paradigma na história da república brasileira e descortinam a essência terrorista que se escondia nas tendas dos acampamentos em frente aos quartéis do Exército.
Leia também: "Única opção de regime político que temos", diz PGR sobre democracia durante encontro com presidente
A democracia brasileira não pode mais admitir golpismo explícito e o negacionismo do processo democrático.
Há poucas semanas, por muito menos, a Alemanha perdeu todos os componentes de uma célula que discutia planos golpistas. Nos Estados Unidos, existem centenas de condenados por conta da invasão ao Capitólio em 2021.
A liberdade de expressão em uma democracia tem um limite claro: ela não pode tolerar a defesa da destruição do regime democrático.
O país conviveu com atos e palavras de defesa golpistas nos últimos anos sem punir seus atores. Esses sinais de leniência serviram de senha para os atentados do último domingo (8).
Leia também: Após desmonte de acampamentos, bolsonaristas são levados para ginásio da Polícia Federal
De uma vez por todas, chega de golpismo e basta de terrorismo.
REDES SOCIAIS