O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (9) o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).
Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o político já foi Secretário Municipal da Saúde de São Paulo e Ministro da Saúde, sob as gestões de Fernando Haddad (PT) e Dilma Rousseff, respectivamente.
Padilha também comandou a pasta das Relações Institucionais do país anteriormente, entre 2009 e 2010, no final do segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas eleições de 2018, ele conseguiu uma cadeira na Câmara dos Deputados por São Paulo.
O ministro responde se o governo espera um Congresso colaborativo, com conversas e diálogos. Além disso, afirma que os atos terroristas devem vão reduzir reações antidemocráticas por parte de parlamentares que serão empossados em fevereiro.
“A nossa expectativa é de um Congresso colaborativo com o país, acredito que temos tudo para construir um ambiente de colaboração com a Câmara e com o Senado. O Congresso já deu uma grande demonstração, no final do ano passado, quando corrigiu uma irresponsabilidade cometida por Bolsonaro de não ter garantido recursos para o Auxílio Brasil. Acredito que teremos uma recuperação, uma reabilitação institucional do país e do ambiente. O Congresso está disposto a isso, os discursos dos presidente da Câmara e do Senado são demonstrações disso", destaca.
"O presidente Lula tem falado isso, de ter a melhor relação institucional com os presidentes dos Poderes. Os atos antidemocráticos também vão reduzir o palco para quem vem a partir de fevereiro querendo ter uma postura beligerante, inclusive como alguns tiveram no dia de ontem. A reação de hoje vai reduzir o espaço para quem queira recriar um ambiente de conflito no país", diz.
Participam da bancada Fábio Zanini, editor da coluna Painel da Folha de S.Paulo, Renato Andrade, coordenador da sucursal do jornal O Globo em São Paulo, Cristiane Agostine, repórter de política do jornal Valor Econômico, Juliana dal Piva, colunista do UOL, e Luiza Moraes, repórter da TV Cultura.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS