Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (11), a ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou os primeiros nomes da equipe que irá acompanhá-la na pasta.
Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Gustavo Guimarães ocupará o cargo de secretário-executivo. Anteriormente, foi secretário parlamentar do Senado Federal, secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria no Ministério da Economia e secretário-adjunto da Fazenda.
O comando da Secretaria de Orçamento Federal estará nas mãos de Paulo Bijos. Ele será responsável por coordenar e supervisionar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a proposta de orçamento anual (LOA).
Leia mais: Escultura Bailarina é restaurada e recolocada em exposição na Câmara
Leany Lemos ficará com a Secretaria de Planejamento. Mestre em Ciência Política e doutora em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília (UnB), ela já atuou na pasta de mesmo nome no Distrito Federal (2015 - 2018) e no Rio Grande do Sul (2019 e 2020).
Renata Amaral será a primeira na hierarquia da Secretaria de Financiamento Externo e Integração Nacional. Ela possui doutorado em direito do comércio internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Maastricht (Holanda), além de ser a fundadora da “Women Inside Trade Association” e “Vice Presidente do ABCI Institute”.
Sérgio Firpo irá liderar a Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Ele é mestre em economia pela PUC-Rio e PhD pela Universidade de Berkeley (Califórnia).
Leia também: Após reunião, Lula publica foto com governador Tarcísio de Freitas: “Falei que respeitaria e trabalharia com todos”
REDES SOCIAIS