Foguete mais poderoso da SpaceX, Falcon Heavy volta a voar em missão
O veículo teve a tarefa de entregar um lote de cargas de segurança nacional em órbita para os militares dos EUA
16/01/2023 12h10
O foguete Falcon Heavy, veículo da SpaceX conhecido pelas acrobacias aéreas de seus propulsores e pousos sincronizados ao retornar àTerra, voltou a voar nesse domingo (15), dessa vez teve a tarefa de entregar um lote de cargas de segurança nacional em órbita para os militares dos Estados Unidos.
A missão, chamada USSF-67, decolou às 19h56 [horário de Brasília] do Kennedy Space Center, na Flórida, marcando o quinto voo bem-sucedido do foguete, recentemente considerado o veículo de lançamento operacional mais poderoso do mundo.
Originalmente, a missão estava marcada para o sábado (14), mas foi adiada para o domingo por motivos não revelados pela SpaceX. Já faziam dois meses desde a última missão do Falcon Heavy.
O Falcon Heavy estreou em 2018, quando Elon Musk, CEO da SpaceX, anexou seu Tesla Roadster pessoal como uma carga útil de teste no lançamento. O foguete ainda está no espaço, percorrendo um caminho longo ao redor do sol que oscila até o caminho orbital de Marte.
Leia mais: Acusado de estuprar pacientes sedadas, anestesista é preso no Rio de Janeiro; Áreas que veem risco de desastres são habitadas por 3,9 milhões de pessoas no Brasil
REDES SOCIAIS