O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (19), com reitores das 27 universidades federais do país e de institutos federais. Segundo o petista, a categoria está “saindo das trevas”. A conversa aconteceu no Palácio do Planalto, e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
“Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos. E eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, destacou. “Vocês precisam saber que o encontro com vocês é o encontro da civilização”, disse.
Leia mais: Lula irá viajar aos Estados Unidos no dia 10 de fevereiro e se encontrará com Joe Biden
Na reunião, o presidente elogiou o trabalho de Camilo Santana e prometeu uma boa gestão do Ministério da Educação.
“Vocês vão conhecer de perto o nosso novo ministro da Educação, o ex-governador do estado Ceará (Camilo Santana). E o estado do Ceará é no Brasil o estado que tem a melhor experiência política do ensino básico e do ensino integral”, afirmou.
Lula criticou a relação do ex-presidente Jair Bolsonaro com os reitores e responsáveis pelos institutos federais.
“Eu nunca consegui compreender qual era a dificuldade que um presidente da República tinha de se encontrar com reitores uma vez por ano. E eu não conheço na história presidente que tenha recebido conjunto de reitores. A única explicação era medo de que vocês iriam fazer reivindicações”, destacou.
70 representantes das universidades e cerca de 40 dos institutos federais foram convidados para a reunião.
Leia também: Primeira-ministra da Nova Zelândia anuncia que renunciará ao cargo nos próximos dias
REDES SOCIAIS