A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (20) a primeira fase da operação Lesa Pátria, que busca apurar os atos terroristas que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro e identificar os financiadores das manifestações golpistas.
A ação foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu oito mandados de prisão preventiva e outros 16 de busca e apreensão. Agentes os cumprem em seis unidades federativas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Até o momento, foram presos Ramiro Alves Da Rocha Cruz Junior, Randolfo Antonio Dias, Renan Silva Sena e Soraia Bacciotti.
Leia mais: Lula gigante é encontrada por mergulhadores no mar do Japão
Avalanche mata ao menos 20 pessoas em Nyingchi, na Região Autônoma do Tibete
Os alvos da PF são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado, destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, golpe de Estado e incitação ao crime.
“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, aponta a corporação em nota.
Caso haja informações sobre participantes, financiadores ou fomentadores dos atos, a PF busca contato por meio do e-mail "denuncia8janeiro@pf.gov.br".
REDES SOCIAIS