O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou nesta sexta-feira (20) sobre a primeira fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal contra os golpistas que participaram dos atos terroristas de 8 de janeiro. A operação envolveu participantes, financiadores e incentivadores da invasão.
Leia mais: Brasil recebe 7,7 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 para o público infantil
“A Polícia Federal segue investigando os crimes contra a nossa pátria perpetrados por golpistas e seus aliados. O trabalho técnico é contínuo e de acordo com a lei. Medidas cautelares e coercitivas obedecem às ordens do Poder Judiciário. A democracia venceu e vencerá”, escreveu.
A PF expediu oito mandados de prisão preventiva e outros 16 de busca e apreensão. Agentes os cumprem em seis unidades federativas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia também: Lula se reúne com Múcio e com os chefes das Forças Armadas
Os alvos da PF são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado, destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, golpe de Estado e incitação ao crime.
Segundo balanço divulgado pelo Supremo Tribunal Federal ontem, até o momento 1.075 dos presos em flagrante pelos ataques tiveram sua situação analisada, sendo que 740 foram para prisão preventiva e 335 responderão em liberdade, com medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica.
REDES SOCIAIS