Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Sampa Sky
Reprodução/Facebook Sampa Sky

São Paulo completa 469 anos nesta quarta-feira (25). A maior cidade do Brasil conta com mais de 12,33 milhões de habitantes. Em comemoração ao aniversário da capital paulista, o site da TV Cultura separou cinco pontos turísticos que você precisa conhecer.

Confira:


1. Beco do Batman

Um dos pontos turísticos mais frequentados de São Paulo é o Beco do Batman, conhecido pelos seus muros pintados e grafitados. O local fica na Vila Madalena, bairro que é tido como uma espécie de reduto para artistas e intelectuais.

2. Pico do Jaraguá

É o local mais alto de toda a capital paulista, com 1.135 metros de altitude. Lá, inclusive, há uma antena da TV Cultura. Em seu topo, pode-se ver, principalmente, a porção oeste da Grande São Paulo.

Nos seus arredores, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá para a conservação da área. O local fica no bairro do Jaraguá, a oeste da Serra da Cantareira.


3. Sampa Sky

Oportunidade única de admirar a cidade a uma altura de 150 metros e, o melhor de tudo, dentro de dois decks de vidro. O Sampa Sky fica localizado no Mirante do Vale, no 42º andar do mais alto prédio da capital paulista.

4. Estádio do Pacaembu

Inaugurado no dia 27 de abril de 1940, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho foi considerado, na época, o maior e mais moderno da América do Sul, com capacidade para 70 mil pessoas. A inauguração contou com o prefeito Prestes Maia e o presidente Getúlio Vargas.

O estádio foi palco da Copa do Mundo de 1950 e comemorou diversos títulos das equipes da cidade. Em 1994, foi tombado como Patrimônio Histórico de São Paulo. Atualmente, o Pacaembu passou por uma grande reforma, porém traz ao público o Museu de Futebol. Para agendar sua visita basta entrar no site museudofutebol.org.br. O estádio está localizado na Praça Charles Muller.

5. Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Mais conhecido como MASP, foi inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. O local comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul.

Famoso também pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira, sendo Patrimônio Histórico reconhecido pelas três instituições: IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP.

O MASP está localizado na Avenida Paulista nº 1578, e para agendar sua visita basta entrar no site masp.org.br