O WhatsApp lança nesta quinta-feira (26) o recurso “Comunidades” no Brasil, que permitirá a criação de grupos temáticos e envio de mensagens para até 5 mil pessoas.
Lançada globalmente em novembro do ano passado, a chegada da ferramenta foi adiada durante as Eleições 2022. Ela pode potencializar a pulverização de mensagens em massa, principal forma de organização dos ataques aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro em Brasília.
Leia também: G10 Favelas recebe o Prêmio Cidade de São Paulo nesta quinta-feira (26)
A novidade integrará uma nova aba no aplicativo — representada por um emoji de pessoas — e a ideia é que seja um agregador de grupos por assunto. Atualmente, cada grupo no WhatsApp comporta 256 pessoas — no resto do mundo, a capacidade é de 512 participantes.
Para conteúdos enviados em grupos, a plataforma estipula que cada mensagem pode ser repassada para apenas um por vez. Para contatos individuais, esse limite é de até três pessoas. O lançamento busca reunir espaços de serviços para seus usuários, como organizações de condomínios, escolas e ONGs, por exemplo.
Leia também: Moraes multa Telegram em R$ 1,2 milhão após descumprimento de decisão judicial
Veja como criar:
No Android vá em "Mais opções" (três pontinhos). Se você usa iPhone (iOS), toque em "Nova conversa";
Toque em "Nova comunidade" (no iPhone, você ainda deve clicar em "Começar", depois);
Adicione o nome da comunidade, a descrição e a foto de perfil;
Toque no ícone de seta verde (no Android) ou em Seguinte (no iPhone) para adicionar grupos existentes ou criar um grupo.
REDES SOCIAIS