Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A crise humanitária do povo Yanomami tem sido um dos principais assuntos no Brasil durante a última semana. Em entrevista exclusiva ao jornalismo da TV Cultura, a futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a deputada federal Joênia Wapichana, afirma não ter dúvidas sobre o genocídio dos indígenas por parte do último governo, comandado por Jair Bolsonaro.

“Foi esse encaminhamento [genocídio] que nós demos pela Frente Parlamentar Indígena já em 2020, quando o Estado se omitiu e negou uma série de direitos […]. Falta levar adiante esse denúncia e esperamos que seja feita por outras autoridades também”, diz a parlamentar.

Além da omissão do governo federal, Wapichana explica o impacto do avanço do garimpo nas terras indígenas. A contaminação das águas e o aliciamento de indígenas, segundo ela, fizeram com que a fome e os conflitos aumentassem, deixando a vida das pessoas em Roraima e Amazonas mais complicada.

Leia também: São Paulo registra primeiro caso de febre amarela desde 2020

Para vencer essa luta e melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade indígena, a futura líder da Funai conta com a ajuda do Exército.

“Estamos em um novo governo. Então, eu espero que o Exército venha ajudar, e não prejudicar. Esse é o dever institucional dos órgãos. Ajudar no estado democrático de direito, ter presença em diversas áreas”, conclui.