Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva entrevista Nísia Trindade, a ministra da Saúde, nesta segunda-feira (6).

Nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ela é a primeira mulher a chefiar a pasta. A ministra também foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia, além de referência internacional entre 2017 e 2022, período que o mundo conheceu a Covid-19.

No programa, a jornalista Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, questiona sobre a condução do governo Jair Bolsonaro no combate à Covid-19. O país registra mais de 700 mil mortes pela doença.


"É nossa responsabilidade que esse fato não seja esquecido. Nós temos que divulgar amplamente o que aconteceu, o fato do Brasil ter 2,7% da população mundial e 11% das mortes. Infelizmente, essa é a realidade. Nós convivemos com o negacionismo, com medidas que não ajudaram a população a se proteger de forma mais adequada. A nossa responsabilidade é não deixar esquecer. Em uma situação, os governos precisam tomar medidas, como: a orientação pela ciência, o diálogo e esclarecimento com a sociedade e fortalecimento com a democracia. Essas coisas precisam caminhar juntas”, afirma.

A ministra ainda fala sobre a relação entre saúde e economia. Em diversos momentos da crise da pandemia, o ex-presidente dizia que o governo estava priorizando os empregos e a economia.

“Acompanhei de perto a questão da pandemia, em ações coordenadas na FioCruz. Não há nenhuma oposição entre saúde e economia, no entanto, a vida das pessoas foram afetadas pela doença e por questões sociais, é uma compreensão que devemos ter. É preciso ter as medidas sanitárias necessárias, como o uso de máscara, a vacina como arma mais segura, mas também a questão social. Nós deveríamos ter tido um programa mais amplo de proteção para além do auxílio. É muito importante ter uma política que proteja as pessoas nessas situações”, acrescenta.

Participam da bancada de entrevistadores Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, Constança Tasch do jornal O Globo, Elaíze Farias, cofundadora e editora de conteúdo da agência Amazônia Real, Jéssica Moreira, jornalista e cofundadora do “Nós, mulheres da periferia”, e Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio Varella.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.