O Roda Viva desta segunda-feira (6) entrevista a ministra da Saúde Nísia Trindade.
A apresentadora Vera Magalhães leu alguns comentários da audiência das redes sociais e perguntou sobre o Piso Nacional da Enfermagem e qual o atual status desse projeto. A ministra afirma que essa é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e garante solução no curto prazo.
“A determinação é que tenhamos uma solução rápida. No Ministério da Saúde, nós definimos um grupo de trabalho para estabelecer diálogo com o Fórum Brasileiro de Enfermagem, todas as outras representações, parlamentares e os outros ministérios envolvidos no projeto. A determinação é que se defina a fonte necessária para o pagamento”, explica Trindade.
A convidada também ressalta que o grupo de trabalho irá estudar o impacto do implementação do Piso Nacional e afirma que existe um esboço da Medida Provisória para colocar o projeto em prática.
Leia também: "Desde o período de transição de governo, recebemos denúncias", diz ministra da saúde sobre situação Yanomami
Mas, não pode dar um prazo para que a Medida Provisória fique pronta, pois “não é decisão isolada do Ministério da Saúde”.
“A categoria de enfermagem, além do histórico de contribuições, tem uma situação salarial que requer uma visão por parte do governo. Também foi uma categoria que sofreu gravemente na pandemia”, finaliza.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, Constança Tasch do jornal O Globo, Elaíze Farias, cofundadora e editora de conteúdo da agência Amazônia Real, Jéssica Moreira, jornalista e cofundadora do “Nós, mulheres da periferia”, e Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio Varella.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS