Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva entrevista Nísia Trindade, a ministra da Saúde, nesta segunda-feira (6).

Nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ela é a primeira mulher a chefiar a pasta. A ministra também foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia, além de referência internacional entre 2017 e 2022, período que o mundo conheceu a Covid-19.

No programa, a jornalista Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, pergunta sobre o programa Mais Médicos. A iniciativa foi lançada em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff. Durante o mandato de Jair Bolsonaro, o programa sofreu uma substituição e se transformou em Médicos pelo Brasil.

Em janeiro, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou que o governo federal recontrate médicos cubanos que participaram da 20ª Turma do programa Mais Médicos. Em 2018, os profissionais tiveram seus contratos suspensos.

“Em relação à decisão da Justiça, a própria área jurídica do Ministério está analisando para vermos como vamos lidar com os médicos cubanos. Em relação ao programa, nós temos uma lei dos Mais Médicos e vamos nos basear nela. O que vamos fazer é estudar formas de maior incentivo aos médicos formados no Brasil, é uma prioridade. Vamos trabalhar para garantir o provimento de médicos em lugares que não há profissionais, é um problema muito grave no Brasil, nós precisamos superá-lo”, diz.

“Não foi possível fazer a chamada dos editais que ocorreram, pois não houve realocação de recursos. As medidas só são possíveis porque houve a PEC da Transição, ela priorizou programas que sofreram cortes no governo anterior na faixa de 60%. A ideia é reapresentamos o mais médicos com incentivo, qualificação e formação.O prazo é ter um desenho do programa e a nova edição sendo feito”, destaca.

Participam da bancada de entrevistadores Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil, Constança Tasch do jornal O Globo, Elaíze Farias, cofundadora e editora de conteúdo da agência Amazônia Real, Jéssica Moreira, jornalista e cofundadora do “Nós, mulheres da periferia”, e Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio Varella.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.