Hans Modrow, o último primeiro-ministro da Alemanha Oriental, morreu aos 95 anos, de acordo com a informação do partido "A Esquerda", o Die Linke em língua alemã, no Twitter.
Leia mais: Macron acena a Lula com plano para fim da guerra na Ucrânia: “Vamos juntos”
Modrow, um comunista reformista, assumiu a liderança da República Democrática Alemã (RDA) logo após a queda do Muro de Berlim e mais tarde convidou as forças da oposição para o Governo, mas não conseguiu diminuir o ímpeto crescente no sentido da reunificação alemã.
Wir trauern um Hans Modrow, der im Alter von 95 Jahren verstorben ist. Unsere Partei verliert eine bedeutende Persönlichkeit. Ohne Hans wäre der friedliche Verlauf 1989 nicht möglich gewesen. Das bleibt sein politisches Vermächtnis. Unsere Anteilnahme gilt seinen Angehörigen. pic.twitter.com/TsG8UPJhfb
— DIE LINKE (@dieLinke) February 11, 2023
Hans Modrow tornou-se primeiro-ministro em novembro de 1989 e deixou o cargo em abril de 1990. O seu mandato turbulento terminou com as primeiras eleições livres da história da RDA.
Durante a sua velhice, Modrow continuou a ser um conselheiro do partido A Esquerda e chegou a dizer que sentia uma "responsabilidade contínua para com os ex-cidadãos [da Alemanha Oriental]".
Leia também: Bomba de 250 kg da segunda guerra mundial explode na Inglaterra
REDES SOCIAIS