O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (16/) que se depender dele, a ex-presidente Dilma Rousseff assumirá a presidência do banco do Brics, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O petista deu a declaração em entrevista à CNN Brasil.
“Se depender de mim, ela vai [ser presidente do Brics]. A Dilma é uma figura extraordinária, é uma pessoa digna, de muito respeito. E o PT adora ela. Junto à militância do PT ela é muito querida. E ela é muito competente tecnicamente. Então, se ela for presidente do Banco dos Brics, será maravilhoso para os Brics e para o Brasil”, afirmou.
Leia mais: Lula confirma salário mínimo de R$ 1.320 e anuncia isenção do IR de R$ 2.640
A ex-presidente Dilma é cotada para comandar o banco no lugar de Marcos Troyjo, que está à frente da instituição hoje, ele foi indicado por Paulo Guedes em 2020
Lula ainda comentou sobre o impeachment sofrido por Dilma. Ele também afirmou que, se tivesse comandado a Casa Civil, talvez poderia ter evitado o processo.
“Possivelmente, se eu não tivesse sido presidente e tivesse sido ministro político da Dilma, não teria acontecido o que aconteceu. Acho que faltou um pouco de conversa, de paciência”, disse Lula.
Em 2016, Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula como ministro.
Leia também: Com ritmo reduzido, IBGE mantém operações do censo em terras Yanomami
REDES SOCIAIS