Estado de São Paulo recebe 3 milhões de doses da Pfizer Bivalente
A imunização com a dose de reforço deve iniciar na segunda-feira (27)
17/02/2023 17h26
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta sexta-feira (17), mais de 3 milhões de doses da vacina Pfizer Bivalente. O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção maior contra as novas variantes da Ômicron.
As doses serão distribuídas para todos os municípios do Estado na próxima semana e a imunização deverá ser iniciada na segunda-feira (27).
Leia mais: CGU confirma que investiga se cartão de vacina de Bolsonaro foi adulterado
"Essas doses são muito bem-vindas a São Paulo. Sempre é bom lembrar que a pessoa imunizada, principalmente com as doses de reforço, tem menor risco de contrair a covid-19 de uma forma mais grave", disse o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
O primeiro público a ser imunizado serão os idosos acima de 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI's) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses.
Até esta quinta-feira (16), o Estado de São Paulo já aplicou mais de 128,8 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. A SES reforça a importância da população retornar às unidades de saúde para completarem o ciclo vacinal.
A expectativa é de que a Pfizer distribua ainda 27,4 milhões de doses da vacina com as subvariantes BA.4 e BA.5. Somando os dois tipos, o Brasil deve contar com 36,3 milhões de doses da vacina bivalente.
Os imunizantes são: bivalente BA.1: protege contra a cepa original e contra a subvariante ômicron BA.1; bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.
Leia também: CGU retira sigilo de 100 anos de processo contra Pazuello e Exército tem 10 dias para liberar documentos
REDES SOCIAIS