Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O programa Concertos Matinais deste domingo (18/3) reúne, por meio de grandiosos instrumentistas, composições de personalidades da música erudita, como Mozart e Tchaikovsky. A atração vai ao ar às 12h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Digital e no YouTube.

Para abrir a edição, o público ouve um concerto de Mozart para piano e orquestra, executado pelo maestro João Carlos Martins, junto à Orquestra Prelúdio. Além disso, também é possível conferir a apresentação da peça Fanfarra para um Homem Comum, de Aaron Copland, um líder da música norte-americana de meados do século passado. A obra é exibida pela Orquestra Experimental de Repertório.

Na segunda parte, o programa leva o público para embarcar no romantismo alemão, com a Sinfonia nº2, ópera 42 – Canto de Louvor -, de Felix Mendelssohn, um dos primeiros compositores do movimento. Quem executa a peça é a Orquestra Sinfônica Municipal.

E para seguir com compositores que, embora tenham falecido cedo, modificaram o curso da história da música, o Concertos Matinais traz a Sinfonia inacabada nº 8, de Franz Schubert, executada pela Orquestra Gulbenkian. A obra foi interrompida por sua morte.

O maior sinfonista do final do romantismo, Tchaikovsky também tem uma de suas composições selecionadas para a atração. A Sinfonia nº 4, ópera 36 – Andantino in modo di canzone - é interpretada pela Orquestra Sinfônica da USP. E para encerrar a atração, o violoncelista Isaac Andrade, vencedor da edição 2017 do Prelúdio, toca a Rapsódia Húngara, de David Popper, junto à orquestra do programa.