“Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia”, afirma Joe Biden
O presidente norte-americano está em Varsóvia, na Polônia, e comentou sobre a guerra que completou um ano
21/02/2023 15h54
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira (21) que “a Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia”. O norte-americano está em Varsóvia, na Polônia, e falou sobre o aniversário de um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Há um ano, o mundo se preparava para a queda de Kiev. Bem, acabei de chegar de uma visita a Kiev e posso dizer que Kiev está forte. Kiev está orgulhosa, alta e, o mais importante, livre”, disse Biden.
“As pessoas livres se recusam a viver em um mundo sem esperança e, vocês sabem, este foi um ano extraordinário em todos os sentidos”. “Extraordinária brutalidade das forças e mercenários russos. Eles cometeram depravações, crimes contra a humanidade sem vergonha ou remorso”, acrescentou.
No discurso, Biden criticou as ações tomadas pela Rússia. “Eles alvejaram civis com morte e destruição. Usaram o estupro como arma de guerra. Crianças ucranianas roubadas na tentativa de roubar a estação de trem bombardeada da Ucrânia, maternidades, escolas, orfanatos”. “Ninguém pode desviar os olhos das atrocidades que a Rússia está cometendo. É abominável”, afirmou.
A fala do norte-americano aconteceu pouco depois de Putin fazer um discurso no Parlamento russo. O chefe da Rússia afirmou que a Ucrânia é controlada por aliados no Ocidente
Na segunda (20), Biden fez uma viagem não anunciada à Ucrânia, onde se encontrou com o presidente Vladmir Zelensky. Na reunião, prometeu enviar reforço significativo de armamento à Ucrânia e uma nova rodada de sanções à Rússia.
Leia também: Seis pessoas morreram em novo terremoto na Turquia
REDES SOCIAIS